Dúvidas Frequentes

  • 1.Perguntas Frequentes
  • 1 - O Curso tem registro no MEC?

    Não. O CURSO É LIVRE. Nem o nosso e nem os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Não existem, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Portanto, nenhum curso de psicanálise é reconhecido pelo MEC, o formando recebe um certificado “ pela instituição SPOCB-Sociedade Psicanalítica de Orientação Contemporânea Brasileira este é diploma reconhecido em todo território nacional.

  • 2- Quem é o Psicanalista junto á clientela e ao Ministério do Trabalho?

    É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

  • 3 - Por que o Curso é aberto às várias profissões?

    É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos - como Jung e Adler - mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

  • 4 - O que regulamenta a profissão de Psicanalista?

    No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

  • 5 - Quem poderá fazer o curso?

    Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, etc. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

  • 6 - O certificado de conclusão do curso de Psicanálise é reconhecido em todo o território nacional, ou apenas para Bahia?

    O certificado é válido para que você atue como psicanalista em todo território nacional sem problemas legais.

  • 7 - Ao terminar o curso posso abrir um consultório e trabalhar como psicanalista?

    Concluído curso de psicanálise, e consequentemente todas as suas exigibilidades, você terá um diploma que lhe dará o título de psicanalista permitindo que você abra um consultório e trabalhar legalmente como tal.

  • 8 - Ao terminar um curso livre de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE poderei clinicar como PSICANALISTA?

    SIM. A profissão de PSICANALISTA em nossos pais é LIVRE e qualquer pessoa que possua uma formação em psicanálise Clinica pode clinicar e trabalhar legalmente com a psicanálise em todo território brasileiro. O que existem são pressões morais e não legais de alguns profissionais da área da saúde, principalmente médicos e psicólogos, que tentam impedir o trabalho profissional do PSICANALISTA, mas isto é somente algo de cunho político. Porque legalmente nada pode ser feito contra o exercício da PSICANÁLISE no Brasil.

  • 9 - Quem é o Psicanalista dentro das leis brasileiras?

    O PSICANALISTA dentro das leis brasileiras é um profissional que trabalha em consultório, Escolas, hospitais, clínicas, e outras instituições que reconheçam a necessidade do ser humano ter qualidade de vida desde a sua infância e afins seguindo a metodologia terapêutica desenvolvida por Freud ou pelos seus seguidores (neo-freudianos). Os Psicanalistas no Brasil são formados através de curso livres e são classificados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTÉRIO DO TRABALHO, Portaria número 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50. Permitindo-o trabalhar como PSICANALISTA em todo o território nacional.

  • 10 - Porque os cursos de FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE são abertos para qualquer área do conhecimento humano?

    É aberta para todos os interessados, porque não existe nenhuma lei no Brasil que determine o contrario. Nesse caso qualquer pessoa pode fazer o nosso curso de formação em psicanálise, sem restrições. Isto quer dizer que a formação em psicanálise não é exclusiva dos médicos e/ou psicólogos, como muitos pensam e tentam levar os outros a acreditarem nesta inverdade.

  • 11 - Quais as áreas de atuação de um Psicanalista?

    Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, iniciados desde a concepção tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e hétero agressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

    Segundo o CB0 nº 2525-50 do Ministério do Trabalho e Emprego, no final do Curso de Formação em Psicanálise você estará preparado para atuar nas seguintes áreas: