Nossa História

A SPOCB, é descendente da maior Sociedade Psicanalítica da América Latina  a SPOB (Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil), a qual difundida em todo o Brasil, pelo professor Dr. Antônio Heitor Psiquiatra e psicanalista didata. Em 2003/2004, foi outorgada a Dr. Jaide Siqueira, pelo Dr. Antônio Heitor, que no momento estava parando suas atividades diretamente da ciência psicanalítica e iniciando várias outras em sua faculdade (Faculdade Redentor), a liberdade de fundar uma Sociedade que desse continuidade ao estudo e formação da psicanálise de maneira contemporânea. Isto é, não só trabalhando focada em uma linha e dentro de dois meses a SPOCB já estava implantada.

Nos primeiros passos como presidente da SPOCB, A Dra. Jaide Siqueira foi apoiada por toda a direção da SPOB, e auxílio diretor do Dr. Reginaldo Rufino, o saudoso Dr. Ezequiel Monteiro, Prof. Josmar Barreto que nos deu grandes contribuições, tanto como conselheiro como divulgador desta.

Em 2005, a SPOB (Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil), retoma suas atividades no Rio de Janeiro, voltou a convidar a Dra. Jaide Siqueira para coordenar novas turmas na Bahia, integrando-se a SPOCB, mas a Sociedade já estava pleno vapor e necessitava da atenção exclusiva de sua atual Presidente para continuar avançando.

Na atualidade, a Sociedade conta com sede própria em Feira de Santana-BA, que possui auditórios onde ministramos aulas não só em psicanálise, mas em outras áreas no seguimento de humanas, consultórios para atendimentos, e laboratórios onde nossos psicanalistas em formação podem exercitar seus estágios, com supervisão do grande quadro de didatas membros desta Sociedade, atuando em Salvador, Jequié e Alagoinhas. Contamos também, com um grupo de estudos todas as terças–feiras, onde todos os psicanalistas trocam conhecimentos e suas dúvidas.

Temos o orgulho de sermos reconhecidos não só na Bahia, mas no Brasil, por onde passamos com seminários e congressos, como uma das melhores escolas em estrutura, conteúdo, técnica de ensino e um corpo docente especializado.

Passaram por nossa Instituição SPOCB como presidentes, ao longo de sua história, o Professor Teólogo psicanalista Didata Dr. Hélio Lourenço da Silva e o saudoso ilustríssimo Professor Administrador e Mestre em Marketing Jadailton Ito Siqueira.